FANDOM

DreamWorks Animation SKG logo with fishing boy.svg (2016)

DreamWorks Animation, L.L.C. (mais conhecida como DreamWorks Animation ou simplesmente DreamWorks) é um estúdio de animação norte-americano localizado em Glendale, Califórnia que já lançou diversos filmes de animação e programas de televisão. O estúdio lançou 36 filmes no total, começando por FormiguinhaZ (1998) até ao seu filme mais recente Como Treinar o Seu Dragão 3 (2019), incluindo as franquias Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, Como Treinar o Seu Dragão, Os Croods e Trolls. Até novembro de 2014, os seus filmes arrecadaram $12 bilhões de dólares mundialmente, com uma média de $413 milhões de dólares, superando todos os outros estúdios exceto a Illumination ($716 milhões), a Pixar ($607 milhões) e a Disney ($421 milhões). Os filmes Shrek 2 e Shrek Terceiro estão entre os 50 filmes de animação de maior bilheteria de todos os tempos, sendo Shrek 2 a sexta maior bilheteria animada. Apesar do estúdio ter feito filmes em animação tradicional no começo, bem como em stop-motion em parceria com a Aardman Animations, atualmente todos os filmes são em animação computadorizada. O estúdio já recebeu três Oscars da Academia, 41 Emmys e vários Annie Awards, assim como diversas indicações ao Globo de Ouro e BAFTA.

Era uma divisão de animação da DreamWorks SKG. É uma fusão da DreamWorks com a empresa de computação gráfica Pacific Data Images (PDI).

Os filmes da DreamWorks Animation eram distribuídos pela Paramount Pictures, uma subsidiária da Viacom. Em 2013, a 20th Century Fox, uma subsidiária da 21st Century Fox, assumiu a distribuição dos filmes da DreamWorks Animation. Em 2016, a Universal Studios, uma subsidiária da NBCUniversal, anunciou a intenção de comprar a DreamWorks Animation por US$3,8 bilhões. Em 22 de agosto de 2016, a aquisição foi concluída.

HistóriaEditar

Em 12 de outubro de 1994, o diretor e produtor Steven Spielberg, o executivo musical David Geffen e o ex-executivo da Disney Jeffrey Katzenberg fundaram a DreamWorks SKG. Eles se juntaram pela primeira vem em 1995.

Em 1995, a DreamWorks assinou um contrato de co-produção com a Pacific Data Images para formar uma subsidiária. Esta nova unidade iria produzir filmes gerados por computador, começando com FormiguinhaZ (1998). No mesmo ano, a DreamWorks produziu O Príncipe do Egito, que utilizou tanto CGI e técnicas de animação tradicional.

Em 1997, a DreamWorks fez uma parceria com a Aardman Animations, um estúdio britânico de animação em stop-motion, para co-produzir e distribuir A Fuga das Galinhas (2000), um filme em stop-motion já em pré-produção.

CuriosidadesEditar

  • O estúdio só foi criado em 2000, e então, filmes de animação como FormiguinhaZ, lançado em 1998, técnicamente não é um filme da DreamWorks Animation, embora qualquer filme de animação da DreamWorks SKG seja considerado dela.