FANDOM

Nbcuniversal

NBCUniversal Media, LLC. (anteriormente conhecida com NBC Universal, Inc.) é um conglomerado mídia e entretenimento pertencente à Comcast. Anteriormente a NBCUniversal tinha como proprietária a Universal Entertainment, mas foi vendida para a Vivendi. A GE adquiriu parte das mãos da Vivendi. Após anos de negociações, a empresa americana GE adiquiriu o outro gomo da NBCUniversal e posteriormente vendeu 100% para a Comcast, que agora é a única dona do conglomerado. A companhia desenvolve e produz entretenimento, noticias, e informação para a base global.

A NBCUniversal opera uma rede de televisão aberta nos Estados Unidos, vários canais de televisão paga, um grupo de estações locais de TV distribuídos pelo país, empresas cinematográficas, produtoras de conteúdo televisivo e parques de diversões. O Universal Music Group não foi incluído no negócio em 2004, e não faz parte da NBCUniversal.

Jeff Zucker foi nomeado presidente a cooperador da NBCUniversal em 6 de Fevereiro de 2007, substituindo Bob Wright, quem foi presidente da NBCUniversal e vice presidente da General Electric. Zucker anteriormente foi chefe executivo da companhia de operação televisional.

História Editar

A NBCUniversal possui suas raízes modernas na diversificação realizada pela NBC no final da década de 1980. Naquela época, a NBC criou dois canais de TV: CNBC e America's Taliking. A NBC também era dona parcial de canais desportivos regionais e outros canais pagos, como American Movie Network e Court TV (até 2006).

Em 2003, como parte do desmonte do conglomerado Vivendi Universal, a GE formou a NBCUniversal: 80% pertenceria à GE, e 20% à Vivendi Universal. Em 2006, a Vivendi Universal teria o direito de vender os 20% restantes a um valor justo de mercado, o que resultaria numa compra forçada pela GE. A união das duas empresas atende aos interesses da empresa francesa nos Estados Unidos, como as unidades de distribuição e produção da Universal Studios, cinco parques temáticos e canais por assinatura.

Em 12 de Janeiro de 2007, a NBCUniversal revelou que em 1 de Março daquele ano seria lançado um canal por assinatura do gênero de terror, chamado Chiller. No seu lançamento, o canal estaria disponível apenas pela DirecTV, com o slogan "Dare to watch" ("Ouse assistir"). O canal apresenta filmes como Piscose e O Iluminado, e séries como Twin Peaks, Alfred Hitchcock Apresenta, A Hora do Pesadelo: O Terror de Freddy Krueger, Sexta-Feira 13: A Série, Contos da Cripta, entre outros. Além do acervo na NBCUniversal, o canal exibe filmes pertencentes a outros estúdios, como Warner Bros., Paramount e 20th Century Fox.

Em 9 de Outubro de 2007, a NBCUniversal comprou o canal feminino Oxygen. No final do mesmo ano, a NBCUniversal comprou o Sparrowhawk Media Group e o renomeou para NBCUniversal Global Networks. Fazem parte do grupo todos os canais Hallmark fora dos Estados Unidos, além de canais como Diva TV, Movies 24, Syfy, Universal TV e KidsCo. No Brasil, o Universal TV não foi afetado pela compra, porque é programado pela Globosat, que o pera desde que o canal se chamava USA Network.

Em Dezembro de 2009, a imprensa norte americana divulgou que a Comcast, dono do maior sistema a cabo americano, manifestou interesse em adquirir o controle da NBCUniversal também sugerem que a WarnerMedia e a News Corporation também estariam interessadas no controle da empresa.

Divisões da empresa Editar

Links externos Editar